Vanguardas europeias e Semana de Arte Moderna
Expansão de grandes potências entrou em colapso,
desencadeando numa disputa pelos mercados consumidores (não havia mais para
onde se expandir comercialmente). Clima de guerra gerou a 1ª Guerra Mundial.
Cidades passaram a vivenciar a modernização: automóveis,
eletricidade, etc. Moda fez com que novos e liberais modelos de comportamento
começassem a surgir. Coco Chanel vira sinônimo de beleza, elegância. Josephine
Baker: primeira estrela negra das artes cênicas nos EUA e Europa.
No Brasil: Movimento modernista iniciou com a Semana de
Arte Moderna, 1922. Modernismo tem influências na nossa cultura até hoje.
Evocou a imagem de um elemento que supera seus anteriores quanto a novidade e
originalidade.
Vanguardas Europeias:
Séc. XX = Mundo assistia a mudanças sociais, econômicas
e tecnológicas. Arte queria expressar modernidade, instabilidade, fugacidade de
um novo presente. Reflexões/Manifestações contra o modelo estético do fim do
séc. XIX surgiram dando destaque a superar o antigo e instaurar valores que
entrassem em contraste com os dos séculos anteriores. Aí entram as vanguardas européias
(diversas correntes artísticas do começo do séc. XX), que fazem parte do
Modernismo.
Modernismo: Movimento aglutinador de posturas poéticas,
filosóficas e estéticas.
Futurismo – Começo com a publicação do Manifesto
Futurista. Quer a ruptura de idéias e valores ao extremo. Queria se livrar de
qualquer laço passado radicalmente. Características: mundo moderno,
industrialização, exaltação da máquina e velocidade, tecnologia e ciência.
Participantes defendiam que a vida estava em movimento constante, inserindo
dinamismo e simultaneidade nas artes. Usavam palavras livres, não usavam
sintaxes.
Cubismo – Nasce aplicado á pintura. Não queriam
imitar, explorava vários pontos de vistas nas obras (fragmentação e segmentação
de imagens). Formas geométricas aplicadas constantemente (cubismo). Valorizou
técnica de colagem, fragmentando elementos visuais cotidianos. Muitos autores
usaram trechos de outras obras para compor as suas.
Dadaísmo – Movimento que contestava radicalmente valores
morais e estéticos. Causou ruptura, choque e escândalo. Dadá é um termo criado
ao acaso que não significa nada. Usam o ready-made que transforma qualquer
coisa em obra de arte.
Surrealismo – Procura supor uma suprarrealidade. Tinham
raízes sonhadoras, negando processos criativos regrados e racionais.
Literatura: Escrita automática, na qual o autor não deve usar a razão.
Expressionismo – Nasceu na Alemanha. Expressionistas viam
as artes visuais como manifestação que deveria se valer da captação de imagens
imediatas, afirmando que a arte deve ser fruto de sua expressão. Mostravam
sensações de angústia, dor e desespero em obras.
No Brasil:
Transformações criaram ambiente para instalar novas idéias
estéticas na nossa cultura. Isso favoreceu a expansão da indústria, criando
questionamentos políticos. Anita Malfatti trouxe coisas diferentes ao país,
suas obras fugindo da expectativa brasileira causando admiração e repulsa.
Temática era ousada e pouco convencional para o momento. Intelectuais tentaram
se contrapor mas sem repercussão.
Antecedentes da Semana de Arte Moderna:
Em 1920, um grupo de jovens paulistas se inspirou em
Victor Brecheret (este usava técnicas expressivas), começando a consolidar o
modernismo. Esse grupo percebia necessidade de renovação, organizando a Semana
de Arte Moderna de 22 , apresentando manifestações artísticas.
Semana de Arte Moderna:
Dias: 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no
Teatro Municipal.
Propósito: romper com o conservadorismo, causar impacto (infelizmente foi negativo). Repercutiu tanto que fixou os preceitos de renovação artística.
Propósito: romper com o conservadorismo, causar impacto (infelizmente foi negativo). Repercutiu tanto que fixou os preceitos de renovação artística.
Características do Modernismo:
Vontade de liberdade de criação e expressão.
Emprego de uma linguagem flexível
Temas direcionados a modernização (lado positivo e negativo).
Paródias
Resgate de temas nacionais.
Emprego de uma linguagem flexível
Temas direcionados a modernização (lado positivo e negativo).
Paródias
Resgate de temas nacionais.
Modernismo em Portugal:
Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro e
Almada Negreiros (Publicação de Orpheu, revista que rompeu com correntes
artísticas). Fernando Pessoa usava heterônimos (personalidades com biografia
própria).
Primeira Geração Modernista: Mais radical,
queria romper regras do passado e produzir uma arte mais condizente com a
realidade nacional. Propunham antiacademicismo, desenvolvendo um nacionalismo
crítico e ufanista.
Revistas e Manifestos:
-Revista Klaxon: Inspiração futurista, nome faz referência a buzina (tempos modernos, tecnologia). Tudo nesse periódico deveria seguir a estética modernista.
-Manifesto Pau-Brasil: Artigo em defesa de uma arte nacional. Oswald de Andrade dizia que a poesia deveria se renovar (temas nacionais).
-Verde-Amarelismo: Defende produção de caráter ufanista e primitivista. Diziam que idéias de Oswald de Andrade estavam contaminadas estrangeiramente. Depois, criaram o Grupo Anta com novos ideais culminando no integralismo que prega ordem e paz.
-Revista de Antropofagia: Reação ao Grupo Anta. Nome surge por causa do Abaporu (deglutinação de elementos estrangeiros, transformação da cultura brasileira para esta se tornar local)
-Revista Klaxon: Inspiração futurista, nome faz referência a buzina (tempos modernos, tecnologia). Tudo nesse periódico deveria seguir a estética modernista.
-Manifesto Pau-Brasil: Artigo em defesa de uma arte nacional. Oswald de Andrade dizia que a poesia deveria se renovar (temas nacionais).
-Verde-Amarelismo: Defende produção de caráter ufanista e primitivista. Diziam que idéias de Oswald de Andrade estavam contaminadas estrangeiramente. Depois, criaram o Grupo Anta com novos ideais culminando no integralismo que prega ordem e paz.
-Revista de Antropofagia: Reação ao Grupo Anta. Nome surge por causa do Abaporu (deglutinação de elementos estrangeiros, transformação da cultura brasileira para esta se tornar local)
Participantes:
-Oswald de Andrade: Filho de ricos, se
encontrou com teorias vanguardistas na Europa, trazendo influências ao Brasil
por meio de revistas e periódicos. Posição esquerdista. Foi casado com: Tarsila
do Amaral e Pagu. Era polêmico e irônico. Produção heterogênea, radical, linguagem
próxima da fala. Memórias sentimentais de João Miramar: Impacto, humor,
estética cubista, quebra de ordem.
-Manuel Bandeira: Poemas de composição rígida. Tom pessimista e melancólico por causa de sua doença. Depois, tendeu-se mais ao riso, cotidiano. Ex: Libertinagem
-Menotti Del Picchia: Procura fixar o gênio triste da raça. Tom prosaico de cronista que dava aos textos animação jornalística. Ex: Juca Mulato
-Raul Bopp: Foi viajar p/ Amazônia e se inspirou para criar Cobra Norato, que tem caráter épico e mitológico.
-Mário de Andrade: Músico, poeta, prosador, folclorista e jornalista. Aderiu completamente ás idéias modernistas da Semana de 22. Versos livres, linguagem coloquial, ufanismo. Destaques: Amar, Verbo Intransitivo e Macunaíma (prosa mais importante do Modernismo brasileiro)
-Manuel Bandeira: Poemas de composição rígida. Tom pessimista e melancólico por causa de sua doença. Depois, tendeu-se mais ao riso, cotidiano. Ex: Libertinagem
-Menotti Del Picchia: Procura fixar o gênio triste da raça. Tom prosaico de cronista que dava aos textos animação jornalística. Ex: Juca Mulato
-Raul Bopp: Foi viajar p/ Amazônia e se inspirou para criar Cobra Norato, que tem caráter épico e mitológico.
-Mário de Andrade: Músico, poeta, prosador, folclorista e jornalista. Aderiu completamente ás idéias modernistas da Semana de 22. Versos livres, linguagem coloquial, ufanismo. Destaques: Amar, Verbo Intransitivo e Macunaíma (prosa mais importante do Modernismo brasileiro)
Tropicália: Movimento musical criado por
Caetano Veloso e Gilberto Gil. Queriam atualizar a músia brasileira. Uniram
música erudita à cultura popular. Se assemelham aos antropófagos: Propostas de
abertura da cultura nacional, irreverência.
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