sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ed. Física - 5 á 24

Adolescência: Fase vulnerável à incorporação de hábitos pois o jovem sente necessidade de identificação, muitas vezes aderindo ao uso indiscriminado de suplementos nutricionais e "bombas" para desenvolver músculos, enquanto garotas deixam de comer por causa de estética. Há também o grupo sedentário que não é saudável.

Obesidade: Historicamente considerada sinal de saúde, hoje percebe-se que o excesso de gordura é muito prejudicial aos seres humanos. É um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Pode ser desencadeada por fatores genéticos, fisiológicos e metabólicos (internos) e psicológicos, alimentares e relacionados ao sedentarismo (externos). Obesidade está menos intensa, mas com tendência ascendente. Alguns acreditam que essa epidemia está vidando uma pandemia.
IMC: Índice de Massa Corporal é uma forma de verificar se o peso corporal está normal.
Se calcula: Peso/(altura)²
Lembrar: Não é um indicador com muita certeza, pois não calcula separando a quantidade de gordura e de massa. Por isso, halterofilistas tem o mesmo IMC de obesos.

Cálculo IMCSituação
Abaixo de 18,5Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9Obesidade grau II
40,0 e acimaObesidade grau III

Assistir tv demais em detrimento de atividades físicas leva ao aumento do peso do corpo.
Para mudar hábitos, deve-se ter uma alimentação saudável e praticar exercícios com força, determinação e realizando uma atividade agradável e prazerosa.

Ciclismo: Prática corporal saudável e aberta à socialização. Há espaços para gostos conservadores e radicais.

Desnutrição: Nºs de desnutrição tem caído, mas é um assunto que requer cuidados. Pois está relacionada:
a) Má escolha ou falta de alimentação
b)ingestão de alimentos sem os nutrientes necessários para a dieta diária
c) Má absorção de nutriences
d) Distúrbios alimentares
Suas consequências no organismo incluem o comprometimento do crescimento e o desenvolvimento cognitivo. Elas dependem da idade, tempo e gravidade dessa enfermidade. Pode ser identificada pelo peso e altura, com base no entendimento que alguns problemas de saúde estão relacionados à falta de alimentação adequada. Desnutrição é frequente em pessoas de baixa renda. Magreza não é sinônimo de desnutrição, mas o emagrecimento repentino pode ser causado por este mal. Trata-se com a reeducação alimentar, melhorando as condições nutricionais e as estruturas sociais. Na adolescência, uma alimentação inadequada pode causar o retardo do crescimento, disfunção hormonal e atraso da maturação sexual.

É dever do estado zelar pelo bem-estar e desenvolver programas que combatam as mazelas da população.
Ed. Física deve alertar p/ cuidados com uma boa alimentação, pois esta fornece a energia necessária para realizar práticas corporais.

Influências da mídia
O conceito de belo depende das experiências perceptivas e culturais de cada um. Academias repletas de pessoas que buscam um modelo de corpo imposto pela sociedade.
Corpolatria: Exarcebação do desejo do corpo ideal como algo a ser buscado incessantemente e sem medidas. Ideologia alimentada pelo individualismo, mídia, pela moda e pela busca do corpo perfeito que pretende buscar padrões estéticos numéricos.
Modelo imposto pela mídia é apenas uma possibilidade e existem muitas outras imagens corporais possíveis. Mas, por ser a única forma valorizada, ocorre uma busca desenfreada por esse modelo.
Homens: com músculos definidos, baixo nível de gordura. Mulheres: corpo magro. Além de se abafar as outras estéticas corporais, exige-se a criação de hábitos muito rígidos e prejudiciais. Isso gera:
-Insatisfação corporal;
-Desequilíbrios de saúde;
-Uso de esteroides anabolizantes e suplementos alimentares sem receita médica.

Vigorexia:
Distúrbio no qual a pessoa é descontente com o seu corpo e por isso pratica exercícios além da sua capacidade de recuperação. Principal caract.: Representação distorcida do corpo, se vendo pequeno e fraco. Objetivam o aumento da massa muscular e definição da musculatura, um padrão idealizado. Pode ser verificado no caso em que o treino excessivo (overtraining) se torna frequente causando lesões, fraturas ou até osteoporose. Vigoréxicos tem baixa autoestima, são introvertidos, tendem à automedicação, são perfeccionistas e modificam a dieta.

Fisiculturismo:
Esporte com objetivo de melhorar a formação muscular por meio da musculação. Requisitos avaliados: volume, proporção, simetria e definição muscular. Praticantes se exercitam massivamente e diariamente, e possuem a alimentação específica. Muitos sofrem mudanças no corpo que podem produzir riscos à saúde. Ex: Giuliano Stroe. Muitos usam suplementos alimentares, esteroides anabolizantes e outras substâncias ilícitas para alcançar tal corpo. Mas estes são muito prejudiciais.

Anabolizantes:
Hormônios naturais/sintéticos que promovem o crescimento e a divisão celular, desenvolvendo princ. os tecidos muscular e ósseo. Seu uso sem prescrição médica causa problemas no fígado (câncer), redução da função sexual, derrame cerebral, alterações no comportamento, aparec. de acnes.
Nos homens, pode diminuir a produção de espermatozoides, retrair os testúculos, causar impotência sexual, dificuldade de urinar, calvície, desenvolvimento das mamas. Nos 2 sexos, pode ocorrer a parada prematura do crescimento. Parar de consumí-los pode causar depressão, fadiga, insônia, dor de cabeça, dores musculares e síndrome de abstinência. Outro risco, são das seringas não esterelizadas que podem expor à doenças como AIDS, hepatites. Uso não é restrito aos homens. Muitas mulheres aderem à prática. Esteroides anabolizantes são nocivos à saúde. Cafeína, álcool, cigarro, drogas também são.

Distúrbios Alimentares: Na juventude, existe a necessidade de criar uma identidade. Mas, alguns pensam que para pertencer a um grupo, precisa-se ter o corpo ideal e acabam desenvolvendo transtornos alimentares como:
Anorexia:
Quando uma pessoa tem a imagem distorcida de seu corpo achando-se mais gorda e por isso, acaba por abster-se de comida colocando em risco sua vida. 90% dos casos são mulheres. Se identifica um anoréxico quando este:
-recusa de manter o peso corporal na faixa normal mínima
-medo de engordar
-recusa alimentar
-períodos de jejum ou restrição alimentar
-uso de inibidores de apetite, laxantes
-prática exagerada de exercícios
Essas características geram distúrbios e alterações graves no comportamento alimentar, gerando uma perda de peso enorme.

Bulimia:
Preocupação enorme com o corpo e um desejo irresistível por comer. Características dos bulêmicos:
-Distorcem a imagem corporal,
-Medo de engordar;
-Induzem o vômito, usam laxantes, inibidores de apetite depois de um exagero alimentício para controlar a massa corporal;
-Sentimento de incapacidade em relação ao controle alimentício.
A bulimia é dificilmente detectada, pois a pessoa tem a aparência normal e muitas vezes está no peso ideal. A alimentação equilibrada e o exercício são alternativas preventivas.

Ortorexia:
Procura compulsiva por dietas totalmente benéficas ao organismo. Características dos ortoréxicos:
-Fixação em alimentação saudável;
-Prefere jejuar a comer o que considera perigoso à saúde;
-Traços de personalidade fóbicos ou obcessivos;
-Cotidiano limitado por causa do padrão restritivo de alimentação;
-Definição rígida do que é saudável mas que varia de acordo com crenças individuais;
-Sente-se superios e despreza os outros hábitos alimentares e estilos de vida.
-Consome exclusivamente frutas, legumes e folhas recusando produtos animais e derivados.
-Isolam-se da sociedade pois não encontram quem compartilhe o mesmo hábito.
Os ortoréxicos são confundido facilmente com vegetarianos. Mas ter uma vida natural significa substituir alimentos por outros e não restringir exageradamente. Vegetarianos substitúem a proteína da carne pela soja. Não há tratamento específico. Mas recomendam a terapia nutricional e psicóloga.

Nenhum comentário: