segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Filosofia - pg. 24 à 28

Participação política dos governadores em relação ao poder político: fato que deve ser avaliado compreendendo os cidadãos sob a verdadeira natureza das relações políticas e sob o papel de suas próprias ações nesse contexto.

Ideologia

-Palavra surgiu em 1801 em um livro de Destutt de Tracy. Nessa obra, tinha uma teoria sobre as faculdades responsáveis pela formação das ideias - vontade, razão, percepção, memória. Os ideólogos franceses eram contra a monarquia e à favor do liberalismo. Foram acusados (1812 por Napoleão) por suas críticas, de inverteram e realidade colocando ideias à frente da História, tornando a palavra ideia pejorativa.
-Positivismo de Auguste Comte acrescentou um sentido neutro à "ideologia", definindo-a como conjunto de ideias de uma época, das opiniões em geral e das teorias dos intelectuais.
-Marx e Engels: Ideologia era uma visão distorcida da realidade social que se caracterizava por estratégias ligadas à alienação e à reitificação. Algumas delas:
a) Separação: Tomar ideias como independentes, dizendo que as ideias devem ser explicadas por fatos.
b) Inversão: Tomar efeitos como causas e vice-versa
c)Lacunas: Silenciar, ocultar origem, conflitos e fatos da vida social
d) Naturalização: Relações sociais devem ser tomadas como Naturais
d) Universalização: Descrever a condição de classe dominante como se ela pertencesse igualmente a toda a humanidade
e) Racionalização: Construir justificativas para legitimar a exploração social realizada pela classe dominante.
No marxismo, a verdadeira realidade social é a luta de classes, encoberta pela ideologia que mascara o conflito e divulga ideias dominantes. A ideologia teria nascido da divisão social do trabalho, em atividades intelectuais e ligadas à produção material. Distantes da realidade produtiva, os teóricos apresentariam ideias como se constituíssem forças autônomas, dirigindo a história sem depender de condições materiais.
Teóricos difundiam ideias dominanter até entre os dominados que as aceitavam como universais compreendendo suas realizades como algo natural.
Marx considerava o liberalismo e o idealismo hegeliano ideológicos.
Hegel via no Estado a expressão do interesse geral, já Marx via a expressão ideológica dos interesses da classe dominante que precisavam ser superados.
- Séc XX: Pensamento marxista foi reinterpretado por grupos políticos totalitários baseados nas revoluções socialistas. Propaganda de massas, burocracia partidária, culto aos líderes revolucionários, censura e imperialismo foram algumas características que geraram um modelo político questionado por capitalistas e nazifascistas ( nazifascismo: ideologia que estabeleceu um modelo de Estado totalitário e um imaginário de  hierarquias nacionais baseados na eugenia (superioridade biológica de alguns seres).
-Guerra Fria: Disputa que gerou uma corrida armamentista, alimentando ideias totalitárias, interferindo política e economicamente em vários países. Com a abertura de regimes revolucionários ao capital, surgiu o neoliberalismo:
a) defesa do ideal de livre-mercado
b) privatização de bens estatais para atingir o "Estado Mínimo";
c) desenvolvimento tecnológico promovendo uma nova divisão social do trabalho e também a comunicação de massas
d) estímulo à competição intelectual, profissional e política.
Essa ideologia resultou numa explosão de consumo.

Democracia (demos = muito; kratos = poder)

Vida das pessoas possuem duas dimensões:
a) esfera privada - indivíduos com interesses e necessidades particulares;
b) esfera pública - indivíduos com interesses comuns entre si e com direitos universais.
Características da democracia:
- Garante mais direitos mas pede mais participação dos cidadãos;
- Nasceu na Grécia (direta) e hoje é implantada representativamente.
-Instituem autoridades por meio de eleições e preveem o pluripartidarismo, divisão dos 3 poderes, regulamentação dos direitos civis, liberdade de expressão, debate de ideias, realização da vontade da maioria, etc.
-Acontece na ideologia, mas realizá-los não é fácil e nem independente da luta de grupos oprimidos por uma vida melhor. Essa luta se dá pelo voto, movimentos sociais, reflexões em meios de comunicação formentando o senso crítico e a participação política ou a ideologia da passividade diante da História.

Cidadania

Sem governados, não haveria governo. Homens e mulheres concretos recebem o título de cidadãos. Cidadãos, estes, que podem ser vistos como pessoas que se associam para defender o direito à vida, liberdade e à propriedade; membros racionais e éticos de um estado orgânico (Hegel); representantes de um dos polos da luta de classes(Marx).
Para Platão, cidadãos eram homens e mulheres que desenvolviam suas virtudes se submetendo ao poder da razão na relação consigo e com os outros.
Para Aristóteles, eram homens livres e iguais participando da autoridade oficialmente determinada.

Hannah Arendt

-Profundas reflexões à respeito da condição humana e das origens do totalitarismo
-Sofreu perseguição nazista
-Sabia da necessidade do título de cidadão para reivindicar direitos civis.
-Fez uma leitura crítica sobre o nazifacismo e dos Estados socialistas.
-Para ela, o sentido da política estava na liberdade, impossibilitada em regimoes totalitários.
-Denunciou um processo de despolitização em sociedades contemporâneas e buscou a origem desse fato.
-Abordou a condição humana identificando 3 formas de atividade humana no mundo ligadas às questões existenciais do nascimento e da morte:
a) labor - homem como animal laborans buscava atender às necesidades de sobrevivência deles e da espécie;
b) trabalho ou fabricação - homem como homo faber produzia bens duráveis para melhores condições de vida;
c) ação - homem como zoon politikon, atuava politicamente para fundar e manter instituições que receberiam os recém-chegados ao mundo.
-Para ela, a Antiguidade grega ressaltava a importância da ação, onde ocorriam as relações entre os iguais. Estas, se caracterizavam pela persuasão em discursos, enquando labor e fabricação destinavam-se ao espaço privado.
-Na Idade Média, a vida ativa foi subordinada à vida contemplativa e as 3 atividades permaneceram secundárias, pois os homens se voltaram ao plano de salvação da alma.
-Modernidade retomou a vida ativa, trazendo lavor e fabricação para o espaço público.
a) Primeiro trouxe a fabricação, desenvolvendo a técnica e o ideal de produção da verdade no campo das ciências;
b) Depois trouxe o labor, por meio da reprodução científica dos processos biológicos da vida.  Assim, a vida humana passou a se desenvolver apenas em busca da sobrevivência, em uma cultura de consumo e desperdício.

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