sábado, 9 de março de 2013

Biologia - pg. 6 à 15

A Diversidade dos Vírus

-Vírus significa "veneno" em latim.
-Até 1880, os cientistas sabiam que existiam dois tipos de agentes infecciosos no organismo humano. Um deles eram as bactérias, micro-organismos com grande capacidade de multiplicação. O outro agente era conhecido como "veneno químico" porque não conseguiam visualizá-lo e apenas sabiam que se multiplicava.
- Quando os bacteriófagos ("comedores de bactérias") foram descobertos, a estrutura dos vírus começou a ser compreendida, mas foi somente mais detalhada após a descoberta da microscopia eletrônica. Por serem muito pequenos, não podem ser vistos ao microscópio de luz.
-Formados por: 1 capsídeo (cápsula proteica) e 1 ácido nucleico que forma o genoma viral. O capsídeo e o ácido nucleico formam o nucleocapsídeo
-Existem os vírus com o genoma constituído de DNA ou RNA. Também já foram encontrados com ambos.
-Alguns vírus são formados apenas pelo nucleocapsídeo (vírus do mosaico do tabaco).
-Outros são envolvidos por lipídios, carboidratos e proteínas formando um envoltório (envelope) parecido com a membrana celular da célula parasitada. Este possibilita a identificação das células que o vírus pode parasitar, facilitando a interação com a membrana celular para que ocorra a penetração do genoma viral.

Replicação Viral
- Reprodução viral = Replicação (não há aumento do volume do vírus para se dividir depois_
- Para formar novos vírus, ocorre a replicação do ácido nucleico viral e a síntese das proteínas que formam o capsídeo.
-Vírus se hospedam em células vivas pois, como não tem estrutura celular, usam os ribossomos e as enzimas das células parasitadas para formar novas proteínas que produzem cópias virais.
-Fora das células, estes se parecem com pequenos cristais (vírions), podendo permanecer assim até encontrarem uma célula.

Passo a passo:
1. Vírion adere à superfície da célula hospedeira;
2. Injeta o ácido nucleico no interior da célula enquanto o capsídeo continua fora. 
3. Se o vírus penetrar completamente na célula, ocorre o desenvelopamento. Assim, o ácido nucleico pode ser liberado do capsídeo.

Vírus "Fago T" (bacteriófago)
-Parasita da bactéria intestinal Escherichia coli
-Tem uma cápsula proteica com duas regiões: cabeça (delimita o DNA viral) e cauda (com fibras proteicas nas extremidades.
- Pode fazer dois ciclos de replicação:

Ciclo lítico:
- Ao entrar em contato com a bactéria, o víron se adere à parede celular bacteriana por meio de proteínas existentes nas fibras de sua cauda (sem essa aderência, os vírus não infectam células hospedeiras);
-Após a ativação das enzimas da cauda, a parede da célula bacteriana é perfurada e o DNA do bacteriófago é injetado no citoplasma
- Dentro, o DNA do bacteriófago é transcrito em RNA (mensageiro) e traduzido em proteínas virais (ocorre porque as enzimas de transcrição e tradução da bactéria não distinguem os genes invasores de seus próprios).
-As primeiras proteínas virais formadas induzem a replicação do DNA viral, interrompendo a atividade metabólica bacteriana.
-As proteínas virais constituintes das cabeças e caudas são montadas, formando vírions completos
-Após 30 minutos, há o surgimento de muitas partículas virais. Assim, são produzidas enzimas que iniciam a destruição/lise da parede bacteriana, assim liberando centenas de vírions.

Ciclo Lisogênico
- Ocorre com vírus causadores do herpes, AIDS e hepatite C, que podem permanecer no hospedeiro inativos, até sofrerem uma diminuição na imunidade ou mutações por agentes químicos e físicos.

- Ao entrar em contato com a bactéria, o víron se adere à parede celular bacteriana por meio de proteínas existentes nas fibras de sua cauda (sem essa aderência, os vírus não infectam células hospedeiras);
-Após a ativação das enzimas da cauda, a parede da célula bacteriana é perfurada e o DNA do bacteriófago é injetado no citoplasma;
-Dentro, o DNA viral se incorpora ao cromossomo bacteriano sem interromper a atividade bacteriana. -Quando a bactéria se reproduz (assexuadamente), ocorre a formação de novas células que apresentam o DNA viral incorporado e inativo.
-Esse DNA invasor pode se manifestar, se separando do cromossomo e iniciando o ciclo lítico

Doenças Virais
A transmissão viral pode ocorrer pelo ar, contato direto (saliva, muco ou sangue) e indireto (utensílios, água, alimentos, insetos ou animais). Cada virose apresenta sintomas característicos e muitos destes possuem grande virulência (capacidade que ele tem de invadir tecidos do hospedeiro ou causar sua morte). Existem vacinas contra viroses, que servem como prevenção estimulando o sistema imunológico das pessoas a produzirem anticorpos contra alguns tipos de vírus. Deve-se lembrar que os antibióticos não combatem os vírus, alguns só tratando os sintomas.

Virose
Contágio
Características
Varicela (Catapora)
Contato direto e objetos contaminados
Febre, náusea, falta de apetite e manchas avermelhadas
Dengue
Picada de mosquito
Febre, náusea, cefaleia (dor de cabeça), vômito, dores musculares e hemorragias em casos graves.
Febre Amarela
Picada de mosquito
Febre, cefaléia, vômitos, erupções na pele, náuseas e hemorragias em órgãos.
Gripe (Influenza)
Saliva
Febre alta, disfunções respiratórias, dores no corpo, cefaléia, vômito
Caxumba
(parotidite)
Contato direto
Dor de cabeça, calafrios, falta de apetite, febre, inchaço das glândulas salivares parótidas.
Sarampo
Gotículas de saliva
Febre, tosse seca, conjuntivite, erupções na pele.
Raiva
(hidrofobia)
Mordida de animais infectados
Afeta o sistema nervoso periférico e pode atingir o sistema nervoso central
Rubéola
Saliva ou via congênita (quando nasce e pega da mãe)
Manchas avermelhadas, febre, mal-estar, dor muscular e articular, conjuntivite. Pode provocar má formação fetal (via congênita)
Poliomielite
Objetos contaminados por fezes
Paralisia e atrofia da musculatura das pernas e braços.
Condiloma acuminado (verrugas genitais)
DST. Contaminação também pode ocorrer por objetos infectados.
Formação de verrugas nas regiões genital e anal. Causa câncer de colo uterino
Hepatite A
Contato direto e por objetos/água
Afeta o fígado, provocando mal-estar, fraqueza, náusea, dores abdominais, urina escura, pele amarelada.
Rotavirose
Via fecal-oral, secreções respiratórias,
Alimentos  e água
Vômito, diarréias, desidratação, febre alta e dores abdominais.
Herpes I e II
Contato direto
Tipo I: Pequenas bolhas que formam feridas nas peles e lábios
Tipo II: DST que causa feridas na região genital e anal.

-Gripe "A": A Influenza Pandêmica é uma patologia causada por uma variedade do vírus influenza responsável pela gripe comum. A forma de contágio principal é a por meio de secreções infectadas.
-Deve-se lembras que os vírus são parasitas intracelulares que se abrigam e realizam a replicação e, dentro das células, estes vírus sofrem modificações que determinam a sua evolução simultaneamente à humana.
- Os vírus, sendo intracelulares, controlam a célula com seu material genético, podendo fazer com que sofra mutações. Por isso, o HPV e muitos outros vírus podem causar câncer.

AIDS: a deficiência da imunidade
-Também conhecida como SIDA (Síndrome da imunodeficiência adquirida), é provocada por dois tipos de vírus HIV: HIV I e HIV II. Esses tem vários subtipos mutantes e por isso é difícil criar uma vacina eficiente.
-Contágio: Pelo fato de o vírus HIV se encontrar no sangue, no sêmen, no fluido vaginal e na linfa, sua transmissão pode ocorrer durante as relações sexuais, no uso de seringa ou material cirúrgico contaminados e nas transfusões sanguíneas contaminadas. Quando a mãe é portadora, o vírus pode ser passado na fase intrauterina ou durante a amamentação.
-Para saber se um indivíduo é soropositivo, se faz um exame anti-HIV, detectando a presença de anticorpos no sangue. Deve-se destacar que a produção de anticorpos para a detecção pode demorar aprox. 30 dias. Há casos que ocorrem após 3 meses. Esse período é chamado de janela imunológica e, por isso, a pessoa suspeita não pode realizar a transfusão sanguínea.

Ciclo do HIV
-Infectando a célula hospedeira (T4/CD4), o envelope se liga à membrana celular possibilitando a entrada do capsídeo viral no interior da célula parasitada.
-Dentro do citoplasma, o RNA viral é liberado com suas enzimas: Transcriptase reversa e integrase.
-Transcriptase Reversa - transformação do RNA viral em DNA viral no citoplasma; esse DNA passa ao núcleo e, com a ajuda da integrase, se liga ao cromossomo do linfócito T4/CD4. Integrado ao genoma da célula hospedeira, os genes do HIV passam a comandar o processo de síntese proteica e de formação de novas moléculas de RNA.
-Assim, uma nova proteína viral é sintetizada: protease viral. Esta tem a função de unir as proteínas do capsídeo viral que estão sendo produzidas. Estas novas proteínas envolvem o novo material genético formando novos vírus.
-À medida que são liberados, são envolvidos por um pedaço de membrana da célula hospedeira que forma seus envelopes.

Complicações
-Após a transmissão, o vírus HIV parasita principalmente o linfócito T4 (CD4). Essas células produzem substâncias chamadas interleucinas, que estimulam os linfócitos B a se transformarem em plasmócitos, células que inicial a produção de anticorpos. Como os vírus são replicados dentro dos linfócitos T4, todo o processo de imunização é interrompido.
-Com a diminuição na produção de anticorpos, o sistema imunológico torna-se deficiente, assim possibilitando o surgimento de doenças oportunistas.
-Por causa das mutações virais, existe uma grande dificuldade na produção de vacinas contra este vírus. Ao ser vacinado, o organismo produz anticorpos contra aquele determinado subtipo viral. Com as constantes mutações do vírus HIV, os anticorpos não respondem adequadamente reduzindo a defesa imunitária.

Tratamento:
-Não existe cura.
-Feito com base em substâncias inibidoras das enzimas que permitem a replicação viral.
-Entre estes, existem medicamentos que impedem que a enzima transcriptase reversa copie moléculas de DNA a partir de moléculas de RNA
-Outros são inibidores de protease (enzima que possibilita o amadurecimento do HIV no fim do ciclo).

Teste fisiológico: Estudo de tecidos

Aqui encontrei algumas atividades sobre os vírus.. Caso estejam interessados! Bons estudoooss..
http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/virus.asp
http://www.professor.bio.br/provas_topicos.asp?topico=V%EDrus
http://www.infoescola.com/biologia/os-virus/exercicios/
http://exercicios.brasilescola.com/biologia/exercicios-sobre-virus.htm
http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/virus.pdf

Nenhum comentário: