terça-feira, 24 de setembro de 2013

Geo pg. 20 a 34 (sem transporte marítimo)

Evolução nas formas de produção
·         Produção de bens e serviços está relacionada com relações de produção na sociedade e a mão de obra economicamente ativa;
·         O modo de produção foi se alterando à medida que a sociedade foi incorporando novas técnicas.
·         Mais mudanças após Revolução Industrial (utilização de máquinas, noção de propriedade privada, trabalho assalariado)
·         Capitalismo é movimentado pelo lucro, gerando duas classes: burguesia e trabalhadores assalariados. Este pode se dividir em 4 etapas:
1. Pré-capitalismo: Feudalismo, relações capitalistas começando a se desenvolver;
2. Capitalismo comercial: Trabalho assalariado, comerciantes com maior parte do lucro;
3. Capitalismo industrial: Desenvolvimento industrial, trabalho assalariado definitivo;
4. Capitalismo financeiro: Instituições financeiras (bancos) controlando atividades econômicas.
·         Modo de produção socialista sem empresas privadas, sendo todos os meios de produção estatais ou coletivos.
·         Com a Revolução Industrial, novos processos produtivos foram incorporados pela sociedade, tais como:
1. Taylorismo: Tempo médio para executar atividades, divisão do trabalho, prêmios por produtividade, incentivos salariais, supervisão funcional, o bom operário é o que faz o que se manda e não discute.
2. Fordismo: Produção em série, linhas de montagem, menos tempo com equipamentos e na colocação do produto no mercado, especialização do operário, diminuição de estoques, cada operário com uma função.
3. Toyotismo: Produção flexível, diversificada pelo sistema Just in time (produção de peças no tempo certo para diminuir estoques). Comprometimento dos trabalhadores com a qualidade total, mecanização, multifuncionalização dos operários.
·         Keynesianismo: tem como base a intervenção do Estado na economia pois este deve oferecer benefícios sociais (salário mínimo, seguro-desemprego, assistência médica gratuita, jornada de trabalho adequada). Assim, o desemprego é uma condição temporária pois o mercado mantém sua capacidade produtiva e, portanto, a oferta de empregos.
·         Divisão Internacional do Trabalho: Condicionada pelos fatores positivos e negativos de cada modelo de produção, a DIT se refere à divisão de atividades e serviços entre os países. Envolve a produção, comercialização, exportação do produto já finalizado e a importação de matérias-primas. Gera desigualdade por subdesenvolvidos adquirirem tecnologia a altos custos e seus produtos não conseguirem preços satisfatórios. Sua origem é do séc. XV, quando ocorriam as relações entre metrópoles e colônias. Se divide em três fases de evolução:
1. Primeira DIT: capitalismo comercial, consolidação do sistema capitalista, transformação no processo de produção, divisão entre países que fornecem matérias-primas e os que as industrializam. Hegemonia da Inglaterra.
2. Segunda DIT: capitalismo financeiro a partir da Segunda Guerra, países europeus em declínio pela crise de 29 e guerras mundiais, fortalecimento dos EUA, industrialização de alguns países subdesenvolvidos.
3. Terceira DIT: globalização da produção e do consumo, Terceira Revolução Industrial com reestruturação empresarial, transnacionais se instalando em subdesenvolvidos, processos de industrialização em vários países.
·         Qualificação subsidiando a produção técnica: Desenvolvimento de novas tecnologias e modificações ocorridas em relações comerciais alteram a DIT e o processo produtivo. Treinamento (novos equipamentos), atualização constante (qualificação de mão de obra), habilidades técnicas, conceituais, humanas, formação acadêmica, planejamento da carreira, multifuncionalidade são alguns dos itens para o sucesso profissional na atualidade.
·         Flexibilidade no trabalho (teletrabalho), desenvolvimento tecnológico e científico agregando mais valor aos produtos e serviços desenvolvidos, informatização, processo produtivo mais virtual, informação circulando globalmente independentemente das distâncias.
·         Empresas tem que se tornar mais eficientes, priorizando o processamento de informações e habilidades, competências dos profissionais. Porém, nem todos os países alcançam o nível tecnológico exigido. Além disso, há a preocupação com a atuação ética e responsabilidade social e ambiental.
Desemprego
·         Dinâmica do processo produtivo pode gerar desemprego, situação de ociosidade involuntária cuja taxa é medida de acordo com o percentual da população economicamente ativa que não está desempenhando atividade econômica. (Dieese, Seade, IBGE)
·         Pode ser classificado em:
-Estrutural/tecnológico: Resultado da automatização ou mecanização de atividades;
-Conjuntural/cíclico: Resultado de períodos de crises econômicas;
-Friccional/normal: Resultado de desajustes entre oferta e demanda;
-Sazonal/temporário: comum em áreas com o setor primário predominante.
·         Desocupação de 3% é considerada normal, acima disso, torna-se os outros tipos.
Redes e Fluxos
·         Modificações trazidas pela revolução técnico-científico-informacional transformaram a dinâmica econômica e social, além da correlação de forças entre nações;
·         Fibra óptica, digitalização, banda larga, satélites artificiais aceleraram e aumentaram a velocidade e a capacidade de transmissão de dados, conectando pessoas e empresas por meio da rede mundial de computadores e a internet.
·         Aumento dos fluxos informacionais e de bens só é possível em função da existência de redes:
-Materiais: Nas quais trafegam bens concretos (cargas, passageiros)
-Imateriais: Nas quais trafegam informações (meios de comunicação). Algumas precisam de suporte físico, como a telefonia. Estas, superaram limitações físicas.
·         Transportes tem a finalidade de circulação e deslocamento de produtos e pessoas
·         Vias de circulação e meios de transportes são necessários para as relações comerciais, difusão cultural, migração.
·         Intensificação de trocas comerciais e prestação de serviços modernizou os meios de transporte, aumentando segurança, diminuindo o tempo nas negociações, ampliando a capacidade de transporte de cargas, reduzindo custos.
·         Contêineres, de tamanhos padronizados, permitem que terminais automatizem grande parte das atividades de carga e descarga e a construção de terminais que conjuguem mais de um meio de transporte. Esses terminais intermodais reduzem custos e aceleram o escoamento e o fluxo de mercadorias.
·         “modal” está relacionado ao transporte de cargas e compreende 5 tipos: aeroviário, ferroviário, hidroviário, marítimo e rodoviário. Aliados ao transporte de pessoas, caracterizam os eixos de circulação de uma região.
Transporte ferroviário
·         Principal meio de transporte do século XIX, tendo expansão mundial até a segunda metade do séc. XX.
·         Em países de grandes dimensões como EUA e Canadá, a rede ferroviária e extensa e cruza todo o território.
·         Sempre foram muito usadas, os trens evoluíram atingindo velocidades entre 200 e 500 km/h.
·         Grande capacidade no transporte de cargas e passageiros
·         Mais econômico que o rodoviário, apesar do grande custo para a construção
·         Uso de diferentes fontes de energia como vapor, diesel, gasolina
·         Construidos com materiais de longa duração
·         Estimulam desenvolvimento de indústrias de base
·         A maior rede ferroviária do mundo fica nos EUA e tem mais de 160 mil km.
·         A malha ferroviária brasileira está ligada ao cultivo do café e conta, atualmente com 32 mil km, mais concentrados na região sudeste.
·         A estagnação desse setor no Brasil está ligada à concorrência com o ramo rodoviário, a falta de investimentos, ferrovias ficando obsoletas, a lentidão, atraso no serviço e o uso de boa parte dos ramais para escoar a produção agrícola.
Transporte rodoviário
·         Desenvolveu-se ao longo do séc. XX com a expansão da indústria automobilística
·         Custos mais altos por causa dos quilômetros rodados, envolvendo combustível, manutenção, desgaste dos veículos, construção e manutenção de rodovias, túneis e viadutos caso necessário.
·         Mais flexível, fácil e rápido para acessar diversos locais, além de simplificar atividades de carga e descarga
·         No Brasil, o sistema rodoviário foi desenvolvido no governo de Washington Luís, cujo lema era “governar é abrir estradas”. Assim, na década de 50, esse meio virou predominante.
·         Brasil é um dos poucos países de grande território que tem este como o meio mais utilizado para transportes de cargas por longas distâncias.
·         A malha rodoviária brasileira é a terceira maior do mundo e cerca de 10 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais estão privatizados, com a cobrança de pedágios, lucro e o cumprimento com o contrato (melhoria da estrada).

·         Estradas brasileiras mal planejadas, deterioradas, pouco conservadas, com alto índice de acidente.

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