terça-feira, 12 de março de 2013

Química - pg. 5 à 30

Recomendo também o estudo do caderno. Aqui tem coisas extras, também considero esse resumo necessário. Bons estudos!
Primeira utilização dos compostos orgânicos e suas reações: descoberta do fogo.
Química Orgânica: Ramo da química que estuda a química do carbono.
Jöns Jacob Berzelius criou a Teoria do Vitalismo: Todos os compostos poderiam ser divididos em inorgânicos (rochas, metais) e orgânicos (produzidos por seres vivos). Somente seria possível extrair os compostos orgânicos a partir de seres vivos. Síntese de um composto orgânico só aconteceria com intervenção de uma “força vital”.
Friedrich Wohler: Derrubou teoria do Vitalismo, comprovando que a matéria orgânica podia ser produzida em laboratório. Aqueceu cianato de amônio (subs. Inorgânica) e observou a formação de cristais de uréia (subs. Orgânica encontrada na urina de mamíferos). Assim, provou que não existem diferenças entre compostos sintéticos e naturais e abrindo as portas para pesquisas e produção de muitas outras substâncias.
Kekulé: Definiu Química Orgânica como parte da Química dos compostos de carbono. Todo composto orgânico apresenta carbono em sua composição, mas nem todo composto que apresenta carbono é considerado orgânico. Ex: óxidos de carbono, carbonados, cianetos e carbetos (Se assemelham mais aos compostos inorgânicos).
Com mais pesquisas, novas tecnologias produzem menos rejeitos, mais rendimento com menor custo. A Química Orgânica é importante para áreas de saúde, para a Biotecnologia e Engenharia Genética (desenvolvimento de células, órgãos e até organismos).
Como é feito um remédio?
1.    Pesquisas para descobrir princípio ativo, agente capaz de combater determinada doença.
2.    Testes pré-clínicos em cobaias animais e in vitro.
3.    Testes em pessoas saudáveis e em portadores da doença.
4.    Linha de produção: Se separa e sintetiza o princípio ativo.
5.    Se faz o remédio comprimido (absorção no estômago/intestino), líquido (abs. nas mucosas da boca e durante o trajeto), em cápsula (abs. no intestino delgado) ou supositório (ação na região anal).
Características do Carbono
Presente em todas as moléculas dos compostos orgânicos, o carbono apresenta 4 elétrons na camada de valência: tetravalente. Pode se unir por ligações simples, duplas ou triplas. A geometria molecular depende das ligações entre os átomos.
Teoria de repulsão dos pares eletrônicos: Os pares de elétrons que ligam os átomos (pares ligantes) e os pares não ligantes (pares isolados) repelem-se mutuamente e orientam-se de forma a atingir o maior afastamento possível, uma posição mais afastada no espaço.
Três geometrias possíveis para os carbonos:
-Tetraédrica:
Quando os 4 ligantes ocupam o vértice de um tetraedro cujo centro é ocupado pelo carbono.
-Trigonal plana:
Quando os 3 ligantes ocupam o vértice de um triângulo.
-Linear:
Quando há apenas dois ligantes e o ângulo é de 180º.
Classificação do carbono: Átomo de carbono pode estar ligado a até 4 átomos de carbono, classificado de primário à quaternário de acordo com suas ligações.
Representação em forma de traços: Os átonos de carbono e de hidrogênio não aparecem. Os carbonos são os pontos de inflexão nas extremidades dos traços.
Classificação das cadeias carbônicas:
Cadeia aberta (extremidades livres):
a)
Quanto à disposição dos átomos de carbono:
NORMAL: 2 Extremidades livres
RAMIFICADA: Mais do que duas extremidades livres.

b) Quanto ao tipo de ligação entre os átomos:
SATURADA: Apenas ligações simples
INSATURADA: Há ligações duplas ou triplas.

c) Quanto à natureza dos átomos:
HOMOGÊNEA: Só átomos de carbono na cadeia.
HETEROGÊNEA: Entre os átomos de carbono existe um átomo diferente (heteroátomo)
Cadeia fechada/cíclica (Sem extremidades livres):
Divididas em: Cadeias aromáticas (com anel aromático) e Cadeias Acíclicas (Não são aromáticas).

Cadeias aromáticas (mais comum: anel benzênico):
a)
Podem ser:
MONONUCLEARES: Quando possuem só um grupo benzênico
POLINUCLEARES: Quando possuem mais de um grupo benzênico. Núcleos podem ser condensados se tiverem átomos de carbono em comum, ou isolados se não o possuírem.
Cadeias alicíclicas:
a)
Quanto ao tipo de ligação entre os átomos de carbono:
SATURADA: Possui apenas ligações simples
INSATURADA: Pelo menos uma ligação dupla/tripla
b) Quanto à natureza dos átomos:
HOMOCÍCLICA: Só átomos de carbono
HETEROCÍCLICA: Possui um heteroátomo entre os átomos de carbono.
c) É possível classificar as cadeias alicíclicas ramificadas em MISTAS, por apresentarem uma parte cíclica e outra alicíclica.
Petróleo: Bruto, é uma mistura complexa de hidrocarbonetos (compostos orgânicos formados por hidrogênio e carbono), que possui contaminações variadas de enxofre, nitrogênio e metais. Bruto, apresenta poucas aplicações. Se obtém seus derivados em refinarias por meio da destilação fracionada, separando a mistura por meio de seus pontos de ebulição. Se o ponto é maior, maior é o número de átomos na cadeia carbônica e são recolhidos na parte inferior. Se o ponto é menor, menor o número de átomos na cadeia carbônica e são recolhidos na parte superior.

Nenhum comentário: