quarta-feira, 24 de abril de 2013

Biologia - Reino Fungi

Reino Fungi – Fungos: Eucariontes, heterótrofos princ. por absorção (decomposição de matérias)
Maior ser vivo é um fungo com 880 hectares. Cogumelos, leveduras (fermentação de pães e bebidas), bolores, “sapinhos” (parasitas da pele humana, frieira)
Características gerais dos fungos:
·         Predominantemente terrestres;
·         Heterótrofos (não fazem fotossíntese)
·         Muitos agem como sapróbios para obterem alimentos, usando matéria orgânica de organismos mortos para nutrição. Assim, são agentes decompositores junto com as bactérias, fazendo a reciclagem nos ecossistemas;
·         Alguns são parasitas, retirando nutrientes de outros organismos, que saem prejudicados e até mesmo com doenças como micoses;
·         Possuem esporos resistentes que se espalham pelo ar e água. Sobrevivem melhor em pH ácido;
·         Podem ser uni ou pluricelulares.
·         Pluricelulares: células compactadas forma uma massa de longos filamentos chamados hifas (tubos microscópicos que se formam após a germinação dos esporos e podem ou não apresentar septos (paredes transversais, delimitando as células. Hifas sem septos são cenocíticas e compartilham um citoplasma com diversos núcleos. A reunião de hifas é chamada micélio.
·         Células possuem parede celular (reforça a membrana plasmática com quitina - resistência). Por isso, tratamento antifúngico é difícil.
·         Possuem glicogênio como substância de reserva.
·         Alguns são usados na indústria farmacológica para produzir antibióticos e outros medicamentos. Ex: penicilina.
Fisiologia dos fungos:
Micologia: Estudo dos fungos. Existem aprox. 57 mil espécies descritas. Classificação de acordo com as estruturas reprodutivas e nos tipos de hifas:
·         Quitridiomicetos: Fungos mais simples, sem o micélio característico. A grande parte é aquático com flagelos em algum estágio de suas vidas. Nenhum dos outros tem flagelos. Alguns são unicelulares, mas a maioria é filamentosa com hifas cenocíticas. Muitos decompõem plantas e animais. Podem ser empreganos no controle biológico e da poluição de águas continentais.
·         Zigomicetos: Com organização simples, hifas cenocíticas (sem septos ou paredes transversais). Terrestres ou aquáticos, esses seres não possuem nenhuma forma móvel, atuando na decomposição de matéria orgânica ou como parasitas. Inclui o bolor do pão e dos frutos. Se propagam em materiais úmidos, armazenados, ricos em carboidratos.
·         Ascomicetos: Os mais numerosos. Possuem ascocarpo: estrutura reprodutiva em forma de saco. Dentro dela, tem ascorporângios, onde se produzem esporos sexuados (ascóporos). O ascocarpo forma o corpo de frutificação desses fungos. Leveduras (unicelulares), trufas, aspergillus (saquê e molho shoyu), pertencem ao filo. Usados também na fabricação de queijos, penicilina e alimentação. Maior parte faz a decomposição de matéria orgânica, mas alguns parasitam vegetais.
·         Basidiomicetos: Mais desenvolvidos (cogumelos). Podem ser encontrados em troncos de árvores, solos úmidos. Muitos são fitoparasitas (parasitam plantas). Ex: carvão-do-milho, ferrugem do cafeeiro. Se caracterizam por apresentarem basídios (estruturas reprodutivas que produzem esporos chamados basidiósporos). Os basídios podem se agrupar em um corpo de frutificação, formando o basidiocarpo (parte do cogumelo acima do solo). Alguns produzem toxinas e alcaloites potentes – alucinógenos. Existem desde espécies letais a alimentícias. Ex: Amanita phalloides (letal), champignon, orelhas-de-pau (troncos).

Reprodução dos Fungos
Sexuada: Fungos unicelulares fazem por brotamento. Pluricelulares formam esporos (células reprodutivas) que germinam e, por mitoses sucessivas, formam hifas, que se alongam formando novos indivíduos. Nos seres aquáticos, os esporos podem ser flagelados, se dispersando na água. Nos terrestres, se dispersam com o vento. Esporos são produzidos por esporângios, que comumente ficam acima do micélio.
Assexuada: Nos zigomicetos, ascomicetos e basidiomicetos, acontece a fusão de hifas. O zigoto realiza a meiose (nº de cromossomos se dividem ao meio) originando esporos haplóides que germinam originando hifas haplóides. Essas, se entrelaçam formando o micélio, que apresenta corpo de frutificação.
Etapas do ciclo de um basidiomiceto:
1.    Micélio passa por duas fases. Em uma, as hifas são monocarióticas e na outra, dicarióticas. A germinação do esporo origina hifas monocarióticas que constituem o micélio primário.
2.    Rep. Sexuada começa com o encontro de dois tipos de hifas compatíveis que se fundem originando hifas dicarióticas
3.    O novo micélio (secundário) forma o corpo vegetativo, que cresce e constitui o corpo de frutificação (cogumelo).
4.    Em uma parte do ciclo, a célula terminal de algumas hifas adquirem forma de clava e viram basídios. Esse se forma na superfície das lamelas na parte inferior do chapéu do cogumelo. Os dois núcleos do basídio se fundem formando um zigoto com núcleo diplóide. Esse núcleo se divide por meiose, produzindo 4 núcleos haplóides.
5.    Enquanto a meiose ocorre, formam 4 protuberâncias em forma de dedos na superfície do basídio. Cada núcleo haplóide migra pra cada uma dessas, que se isolam do resto do basídio desenvolvendo uma parede grossa, transformando-se um basidióporo.
6.    Basidióporos maduros se desprendem e dispersam pelo ar. Encontrando condições favoráveis, germinam originando um micélio primário.

Doenças causadas por fungos:
Fungo
Doença
Candida albicans
Candidíase (sapinho)
Hemileia vastratrix
Ferrugem do cafeeiro
Tinea pedis e Trycophyton sp.
Micoses (tinta do couro cabeludo e frieira ou pé de atleta, respectivamente)
Paracoccidioides braziliensis
Micose: blastomicose sul-americana
Aspegillus flavus e Aspergillus parasiticus
Produzem aflatozinas (grupo de compostos tóxicos) encontrados em amendoins, nozes, etc. Acúmulo no organismo pode provocar necrose aguda, cirrose e carcinoma de fígado.

Micoses: Infecções cutâneas causadas por fungos que atingem pele, unhas ou cabelos. Como se encontram em diversos locais, podem existir em nossa pele até mesmo sem causar doenças, se alimentando da queratina. Mas, caso encontrem condições favoráveis, os fungos que causam micoses se reproduzem originando a doença.
Liquens: Associações mutualísticas entre fungos e algas ou cianobactérias. Para a formação de um líquen, as hifas dos fungos revestem e protegem as células das algas (gonídias). Forma-se um conjunto homogêneo que dá o aspecto de um único organismo. Nessa relação, a alga fornece glicose ao fungo e o fungo proteção à alga. Líquen sobrevive em condições que algas e fungos não sobreviveriam separados. Se reproduzem assexuadamente por meio de sorédios (fragmentos com hifas e gonídias). Sorédios se espalham com o vento, crescendo e formando novos liquens quando acham um substrato adequado. Muitos produzem o ácido liquênico, que pode degradar rochas, auxiliando na fertilização do solo, permitindo a instalação de plantas e a colonização de um ambiente. São sensíveis à poluição.
Micorrizas: Associação dos fungos mutualísticos com raízes de plantas. Fungo, heterótrofo, precisa de compostos orgânicos para nutrir-se. Planta, autótrofa, precisa de compostos inorgânicos como água e sais. Assim, os fungos absorvem os nutrientes inorgânicos para as plantas e as raízes fornecem glicose para eles, criando mais tolerância à condições desfavoráveis e uma maior resistência, aumentando a produtividade agrícola e diminuindo a necessidade de fertilizantes.

Nenhum comentário: