quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ed. Física - Le Parkour e Lazer

Não sei se coloquei tudo. Peço que me avisem caso notem a falta do conteúdo de alguma página. Bons estudos!!


Parkour, ou l’art du déplacement (arte do deslocamento) é uma prática que dá um novo significado à espaços alternativos e à própria experiência das práticas corporais. Correr, suspender-se, saltar, dependurar, rastejar... O parkour desenvolve essas habilidades, dando ao praticante a liberdade de se movimentar no ambiente que se encontra. Um percurso é traçado e alcançado, por meios próprios, independentemente dos obstáculos, assim usando de artifícios que exploram a condição física e a compreensão sobre quais os métodos mais eficazes para ultrapassar tais obstáculos. É uma arte marcial na filosofia, pois é uma luta contra nossas próprias limitações.
Os praticantes são chamados de traceurs (homens) ou traceuses (mulheres). O Parkour surgiu na década de 90 quando David Belle e outros praticantes desenvolveram uma adaptação das técnicas de salvamento e resgate, usadas em treinamentos militares, para o meio urbano. David Belle já participou como ator e dublê em filmes nos quais demonstra suas habilidades corporais.
Na prática do parkour, não se precisa de grandes investimentos e nem de ambientes específicos. É recomendado o uso de roupas leves e tênis macios com amortecimento. É um esporte acessível a todos que possibilita o autoconhecimento do corpo humano e mente e o desenvolvimento de força, resistência, coordenação motora, concentração, força de vontade, determinação e coragem, favorecendo o bem estar e a qualidade de vida.
         Requer muita concentração e consciência de seus obstáculos, pois apresenta riscos que não devem ser subestimados. É necessário disciplina, bom senso e o respeito de seus próprios limites, avaliando os obstáculos quanto à distância, capacidade e risco.
O esporte faz com que se tenha liberdade na cidade, não deixando que as construções urbanas nos dominem. Constitui-se um desafio contra si mesmo, quanto às próprias limitações e objetivando a superação.
O objetivo não é competir com os outros. Há a cooperação e não interessa se alguém é melhor ou pior do que ninguém, pois a competição se dá contra os próprios limites. Quem pratica consegue se preparar para imprevistos, sendo mortais e outras coisa
s desnecessários para praticar tal esporte. É uma arte na qual se põe mente e alma no esporte. Quanto mais de corpo e alma se está, mais belo sai o movimento, que não precisa ser feito com esse objetivo. No Brasil existem vários grupos desafiando os limites urbanos.

______________________

Lazer: Conjunto de ocupações que o indivíduo se encarrega de livre vontade após se livrar das obrigações profissionais, familiares e sociais. Contempla os “3Ds”:
Diversão (Dançar, ler, sair, jogar...)
Descanso (Ver TV, usar o PC, ver filmes, dormir...)
Desenvolvimento pessoal e social (Ler, desenhar, fazer teatro...)

Quem pratica o lazer, tem certos interesses:
·         Físicos – ginástica, esportes;
·         Sociais – festas, jantares;
·         Intelectuais – biblioteca, aula de idiomas;
·         Artísticos – shows, dança, teatro, humor;
·         Manuais – artesanato, instrumentos musicais, gastronomia.

Assim, lazer é qualidade de vida. Quem não dedica tempo à qualidade de vida, vai usar esse tempo para tratar uma doença posteriormente. O ser humano precisa de divertimentos.

Significados das Práticas Corporais em cada Fase:
1.      Adolescência: Momento de crise, com freqüentes problemas com autoestima e personalidade. Existem diversas formas de ser jovem, de acordo com o meio social em que vivem e pelas trocas de experiências proporcionadas por esses espaços. Precisa se caracterizar o jovem de acordo com a relação que ele mantém com o mundo adulto e na distância que mantém com o mundo infantil. O tipo de atividade varia de acordo com o meio inserido.
2.      Vida adulta: Lazer e práticas corporais na vida adulta são um desafio, pois precisa se conciliar as obrigações (trabalho, família, religião) e o lazer, que acaba ficando em segundo, terceiro, último plano. É a fase em que mais se valoriza o lazer, exatamente por sentir a falta com a correria do dia a dia.
3.      Terceira idade: Estatuto do Idoso: assegura todos os direitos às pessoas com mais de 60 anos. Diz que “o idoso tem direito à educação, cultura, esporte, lazer, [...] que respeitem sua peculiar condição de idade”. Assim, as atividades de lazer os proporcionam autonomia, integração e participação efetiva no exercício da cidadania. Oportunizam momentos de prazer, socialização e descontração, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Aproveitam o tempo disponível, evitando o abandono e o preconceito, muitas vezes julgados como improdutivos.

Nenhum comentário: